Skip to content

Arduino Uno Pinout – Desvendando o Arduino!

Antes de mais nada: você quer aprender tudo sobre o Arduino? Certamente, se quiser saber mais a fundo sobre o mapa de pinagens (Arduino Uno Pinout), está no lugar certo!

Primeiramente, aqui você irá ver: informações técnicas, a pinagem do Arduino Uno, a melhor fonte de alimentação e, no final, as vantagens e desvantagens.

Com o intuito de te ajudar nessa jornada, temos o método ARDUHACK. Portanto, você deixará de ser um copiador de códigos e irá fazer seus próprios projetos!

Arduino Uno Pinout
Fonte: diyi0t

ARDUINO UNO

Dessa forma, o Arduino Uno é uma placa de prototipagem eletrônica. Ainda assim, muitos pensam que ela é um microcontrolador. Entretanto, o que chamamos de microcontrolador, que está presente na placa, é o ATmega328P.

Sendo assim, há duas versões do Arduino Uno, em uma delas, o microcontrolador vem com um encapsulamento SMD, e a outra com encapsulamento PID, cuja estrutura permite substituição rápida.

Arduino Uno Pinout

O Atmega328 já vem com bootloader embutido, ou seja, um programa que inicia e prepara a placa para carregar cada código novo. Assim como em outro modelos de Arduino, você pode programá-lo usando uma linguagem derivada de C e C ++.

Em seguida, veja os dados e especificações do Arduino Uno:

  Microcontrolador        ATmega328p
Tensão de Operação5 V
Fonte de Alimentação7 V – 12 V
Consumo de Corrrente45 mA – 80 mA
Consumo de Corrente em modo Deep Sleep (baixo consumo )35 mA
Número de Portas Digitais    I/O14
Número de Portas PWM6
Número de Portas Analógicas6
Comunicação SPI/I2C/I2S/UART1/1/1/1
Corrente por pino I/O40mA
Corrente em tensão 3,3 V50 mA
Memória Flash32 KB
SRAM2 KB
EEPROM1024 bytes
Velocidade de Clock16 MHz
Dimensão de Comprimento69 mm
Dimensão de Largura53 mm
Alimentação JackSim
USB ConecçãoSim

Com o intuito de te ajudar em seus projetos, nós temos um Kit Completo que certamente fará a diferença!

ARDUINO UNO PINOUT

O Arduino Uno possui diversos pinos, portanto, vamos analisar cada grupo de pinagem separadamente.

PINOS ANALÓGICOS

Essa placa programável possui seis pinos analógicos. Em outras palavras: sensores como o de umidade e de chuva, podem variar de maneira analógica e são conectados nesses pinos.

Dessa maneira, o sinal analógico é convertido em um sinal digital. Como isso é possível? Por meio de um conversor analógico-digital (ADC) de 10 bits.

Portanto, as tensões analógicas passam por 1024 níveis digitais, ou seja, o valor de um sensor irá variar de 0 a 1023.

PINOS DIGITAIS

Ao passo que os pinos analógicos são somente 6, os digitais somam 14 pinos ao todo. Além disso, somente seis dos quatorze pinos digitais produzem um sinal PWM.

Aliás, o que significa um pino digital? E um sinal PWM?

Nesse sentido, o termo “digital” consiste em demonstrar a tensão através de 1 bit: 0 ou 1.

Sendo assim, você pode configurar o pino digital como entrada ou saída, conforme preferir. Ele possui apenas dois estados: ligado(1) e desligado(0).

Dessa maneira, você escolhe se um pino vai ser usado como entrada ou saída. Entretanto, cada um desses pino pode drenar ou fornecer no máximo 40mA, o total da soma dessas correntes não pode ultrapassar 200mA.

Quando os pinos digitais são configurados como saída, eles são definidos para 0 ou 5 volts: se está LIGADO, fica em um estado de tensão ALTA de 5V e está desligado, em estado de tensão BAIXA de 0V.

Dessa forma, existem dois limites para determinar isso: abaixo de 0,8 V (considerado como 0) e acima de 2V (considerado como 1).

PWM – Arduino Uno Pinout

Vejamos agora sobre o O PWM, ou seja, Pulse Width Modulation – Largura de Modulação de Pulso.

O PWM é composto por: frequência e ciclo de trabalho. Por exemplo, a frequência determina quanto tempo leva para completar um único ciclo (período) e com que rapidez o sinal flutua de alto para baixo.

Ademais, o ciclo de serviço determina quanto tempo um sinal permanece alto em relação ao período total, ele é representado em porcentagem.

Assim, os pinos para PWM produzem uma frequência de cerca de 500 Hz e o ciclo de trabalho é definido pelo usuário.

Essas informações você também encontra no Circuit.io.

ALIMENTAÇÃO E TERRA

Dessa forma, um dos pinos de alimentação opera em 3,3 V e o outro pinoo opera em 5V. Assim, todos os pinos de alimentação têm uma corrente máxima de 50 mA.

Além disso, você pode usar o pino Vin para alimentar com 7V a 12V.

Certamente, precisamos também do aterramento do circuito eletrônico. O Arduino possui três pinos de GND que são ligados internamente.

De acordo com a imagem, existem diferente níveis de tensão.

Arduino Uno Pinout
Fonte: diyi0t

Assim como no diagrama, temos outras informações importantes sobre o microcontrolador ATmega327p: sua tensão varia de 2,7V a 6V no máximo, entretanto, tipicamente é usado 5V.

Contudo, como as tensões de operação são de 5V, existem dois reguladores que fornecem uma tensão de saída estável de 5V e 3,3V.

Portanto, tem-se a seguinte tabela:

Regulador de TensãoTensão de SaídaMáxima Tensão de EntradaMáxima Corrente de Saída
NCP1117ST50T3G5V20V800mA
LP2985-33DBVR3.3V16V150mA

COMO ALIMENTAR

Você pode alimentar seu Arduino Uno de 3 maneiras. Em seguida, veja quais são essas três formas:

  1. Cabo USB : A maneira mais popular e também a mais fácil de alimentar o Arduino é com a conexão USB. Dessa forma, ela fornece 5V e permite que você extraia 500 mA no total.
  2. Jack de energia DC: É possível usar o Jack de energia DC como fonte de alimentação. Entretanto, ao comprar um conector de alimentação DC, certifique-se de que o adaptador de alimentação do plugue forneça uma tensão entre 7V e 12V.
  3. Pino VIN : Além disso, você pode usar uma bateria ligando ao pino Vin. Portanto, você pode alimentar o Arduino com uma bateria externa de 9 volts.

Todavia, não é possível alimentar a placa através do Jack e do pino Vin ao mesmo tempo. Isso, porque há um diodo de proteção integrado ao circuito.

COMUNICAÇÃO

A fim de se comunicar com outros dispositivos, a placa também fornece alguns pinos com essa função.

Em suma, temos os protocolos I2C (Circuito Inter-Integrado), o SPI (Serial Protocolo de Interface Periférica) e o UART (Transmissor/Receptor Universal Síncrono e Assíncrono).

Vantagens e desvantagens do Arduino Uno

Em síntese, podemos separar algumas das vantagens e desvantagens da placa Arduino Uno.

Assim sendo, para a maioria dos projetos os seis pinos de entrada analógica são suficientes. Por outro lado, placas como a ESP8266 possuem apenas um pino analógico.

Ademais, outra vantagem é o uso do Power Jack para alimentar.

Embora o Arduino Uno possua muitas funcionalidades, podemos destacar algumas desvantagens. Dessa maneira, ele não possui nenhuma comunicação WiFi, ou seja, é preciso adquirir outro tipo de placa para conseguir fazer essa conexão.

Sob o mesmo ponto de vista, outra desvantagem é o fato de o Arduino não possuir um modo de hibernação.

Por outro lado, uma placa que possui tanto WiFi como modo de hibernação é a ESP. Ou seja, você pode aprender mais sobre ela clicando aqui.

É possível encontrar esse artigo em inglês no Diyi0t.

Você pode se aprofundar nesse assunto fazendo parte do meu treinamento completo de Arduino através desse link

Por fim, agora que você aprendeu sobre o tema Arduino Uno Pinout, continue nos acompanhando nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino