javascript vscode editor code

5 Dicas para programar Arduíno como profissional

Diariamente recebo no meu Instagram, mensagens de pessoas me pedindo como elas podem fazer para aprender a programar microcontroladores como o Arduíno por exemplo. Por isso nesse post eu resolvi esclarecer quais são as 5 Dicas para programar Arduíno como profissional e criar projetos incríveis.

Antes de começarmos, não se esqueça de me seguir no Instagram, diáriamente eu abro caixas de perguntas para você conseguir tirar suas dúvidas. Agora vamos lá:

1 Busque bons projetos:

Uma peça fundamental para você desenvolver bons projetos, é escolher bem o que você vai desenvolver. Seja por hobbie ou por trabalho. A qualidade do projeto influencia muito sobre a sua imagem como desenvolvedor. Busque sempre construir projetos novos, e aprender novas tecnologias.

2 Participe de Grupos

Hoje nós vivemos na era da tecnologia, sempre estamos a 1 passo de qualquer informação, portanto você deve usar isso a seu favor. Quado sentir que não está conseguindo evoluir com seu projeto, busque ajuda, seja em grupos do Facebook ou até mesmo comigo. Nós temos um grupo especial no telegram chamado Lobos da Robótica, onde trocamos informações, experiências e dúvidas a respeito de desenvolvimentos e programação, acrescente isso ao seu dia a dia e você vai notar a evolução.

3 Copie! Mas saiba o que você está copiando

Eu sempre sou bem claro quando a isso. Não use o CTRL+C e CTRL+V. Não há nada de errado em copiar, desde que você saiba o que você está copiando. De nada adianta você construir projetos incríveis se nem mesmo você entende exatamento o que está acontecendo na programação.

Eu fiz uma pesquisa e descobri que esse é o principal motivo mal aprendizado quando se está iniciando. Você acostuma a copiar e não consegue largar esse vicio. Logo, sempre que tenta desenvolver algo novo, se sente incapaz.

Se você está se sentindo assim não se preocupe, a solução é simples, se você não esta conseguindo desenvolver algo, busque alguém que conseguiu fazer, e tente entender profundamente o que essa pessoa fez para resolver o problema. Dessa maneira você irá aprender, e da próxima vez que precisar, já vai ter guardado na sua cabeça.

4 Leia um bons livros

Sim, essa é uma etapa fundamental, pois são nos livros que aprendemos coisas novas, ou estruturamos melhor coisas que já sabemos. É sempre muito importante ter uma base de conhecimento sempre que você for desenvolver algum projeto novo.

5 Aprenda, execute, aprenda, execute

De nada adianta você estudar por horas todos os dias se você não coloca em prática o que você está estudando. Existe um estudo que diz que você guarda 5% do que escuta 10% do que vê, mas 90% do que você executa e experiência, então minha dica de ouro é. Execute!

Aqui no blog tenho diversos artigos ensinando a fazer projetos sensacionais como: Como fazer um detector de fumaça com o Arduíno ou Como fazer um medidor de temperatura e umidade usando o DHT11

Tenho certeza de que se você executar esses 5 passos vais se tornar um desenvolvedor profissional! Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários. Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

3 thoughts on “5 Dicas para programar Arduíno como profissional

  1. Pingback: Arduino Nano pinout - Lobo da Robótica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *