Em primeiro lugar, vale lembrar que já fizemos vários outros projetos com a ESP32 aqui no blog Lobo da Robótica. Porém, hoje, iremos aprender um passo simples que é preciso ser feito: como instalar a ESP32 na IDE do Arduino.
Nesse sentido, caso você ainda não saiba o que é a ESP, recomendo ver esse ARTIGO. A ESP nada mais é do que uma placa muito similar ao Arduino quanto a sua programação e uso.
A diferença é que ela possui um poder de processamento cerca de 10 vezes maior. Além disso, a ESP vem com diversos recursos. Dentre eles estão o sensor de Efeito Hall, RTC (medidor de tempo interno), acesso Wi-fi, acesso via Bluetooth e muito mais.
Você pode se aprofundar nesse assunto fazendo parte do meu treinamento completo de Arduino através desse link
Veja também o Kit com ESP32 para iniciar no mundo IoT!
Em seguida você verá como instalar a ESP32 na IDE do Arduino.
Instalar a IDE do Arduino: A maneira correta
Desta forma, o primeiro passo é ter a IDE do Arduino instalada. Faça o download pelo site oficial do Arduino ou pelo Windows Installer. Assim você evita erros que podem acontecer caso o download seja feito pela loja da Microsoft.
Anexar a URL
Dessa maneira, siga os seguintes passos:
- Abra o Arduino
- Clique em Arquivo
- Clique em Preferências
Após isso, você verá abrir uma nova caixa. No espaço “URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas”, cole este link: https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json
É preciso garantir que o programa irá reconhecer a URL, portanto, feche o Arduino e abra outra vez.
Gerenciador de Placas
Em seguida, clique nos seguintes locais:
- Ferramentas
- Placas
- Gerenciador de Placas
O gerenciador é uma plataforma integrada que tem junto com a IDE. Portanto, nesse local você pode instalar diversas placas além da ESP e escolher, até mesmo, a melhor versão.
Em seguida, na caixa de buscas, procure por ESP32. Escolha a versão mais nova e clique em instalar. Espere o processo terminar por completo, portanto, não feche a janela antes.
Além disso, essa versão de instalação vem com diversas placas. Desde a placa padrão, placas do mesmo microchip e placas com Display integrado. São muitos modelos para você usar.
Você verá que já aparece uma nova guia nas placas, a guia ESP32 Arduino.
Finalizando
Por fim, entre em:
- Ferramentas
- Placas
Sendo assim, na guia ESP32, diante de todos os modelos, iremos utilizar a “DOIT ESP32 DEVKIT V1”. Outra configuração para prestar atenção é a escolha correta da porta conectada a ESP.
Ainda é possível, encontrar na própria IDE do Arduino os exemplos para usar com a ESP32. Alguns deles são, o Touch (efeito Hall), programar entradas analógicas, tem o exemplo Camera, caso você tenha a ESP Cam.
Agora que você já sabe como instalar a ESP32 na IDE do Arduino, não esqueça de dar uma olhada no Kit IoT mais completo para continuar seus projetos!
Você pode se aprofundar nesse assunto fazendo parte do meu treinamento completo de Arduino através desse link
Continue nos acompanhando nas redes sociais:
Instagram: @lobodarobotica
Facebook: /lobodarobotica
YouTube: /lobodarobotica