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COMO CONTROLAR QUALQUER COISA COM A ESP

Antes de mais nada, vale lembrar que a ESP é uma placa muito poderosa, ou seja, são muitas as suas funcionalidades. Desta forma, continue até o fim para aprender como controlar qualquer coisa com a ESP através dos sinais digitais.

Anteriormente, já vimos como utilizar a placa com o aplicativo Blynk. Caso você ainda não tenha visto a primeira aula, clique AQUI para acompanhar. Os passos que faremos em seguida são uma sequência do que foi visto.

Temos um Kit IoT com ESP32 que certamente irá te ajudar em seus projetos!

Você pode se aprofundar nesse assunto fazendo parte do meu treinamento completo de Arduino através desse link

Lendo Sinais Digitais

Primeiramente, vale lembrar que acionar um LED é a base para projetos muito maiores. Entretanto, como podemos explicar isso?

Quando você entende a lógica por trás do acionamento de um LED, descobre, também, que essa lógica pode ser usada para outras coisas: acionar motores, relés, portões, lâmpadas. 

Sendo assim, quando você envia um sinal digital através da ESP32, é possível usá-lo desde projetos simples até maiores, como em automações.

Além disso, quando se fala na questão industrial, é muito comum o uso de CLPs – Controlador Lógico Programável. Dessa maneira, o CLP possui uma estrutura muito mais rígida, própria para automações industriais.

Por outro lado, muitas pessoas da área técnica preferem migrar para placas como Arduino, ESP, RaspberryPi, porque elas são mais acessíveis e permitem um maior número de integrações.

BLYNK – Como Controlar Qualquer Coisa com a ESP

Já vimos como baixar o Blynk no seu celular e quais as bibliotecas necessárias. Se você ainda não viu a aula anterior, clique AQUI. Dessa vez, vamos acender um LED Virtual através do sinal digital.

Portanto, isso será feito através de um Push Button, ou seja, um botão físico que aciona o LED virtualmente. Em seguida, temos um diagrama que representa a lógica do acionamento:

como controlar qualquer coisa com a esp

Circuito – Como controlar qualquer coisa com a ESP

Antes de mais nada, daremos início a montagem do circuito físico. Para isso, será preciso um Push Button e um resistor de 220 Ω, para conectar na porta digital D4 da ESP32. Assim, quando você clica no botão, será enviado um sinal digital de estado HIGH (alto), acionando o LED dentro do aplicativo.

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Configurando o LED

Após isso, entre no Blynk em seu celular. Na guia para adicionar componentes, escolheremos o LED. Em seguida, vamos configurá-lo, escolhendo o pino virtual V1.

Código – Como controlar qualquer coisa com a ESP

Continuando, vamos para a parte do código. O projeto que faremos é o Blink, cujo nome deu origem ao aplicativo Blynk em si. Para tanto, acesse essa página:

Nela, coloque as opções ESP32, Conexão WiFi e complete com a Token (chave de acesso enviada por e-mail). O exemplo Led Blink já está escolhido. Em seguida copie o código e cole na IDE do Arduino.

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Portanto, para dar sequência, coloque no código, o nome e senha de seu WiFi. Outra função que temos é o BlynkTimer, ela dirá por quanto tempo o LED ficará aceso para depois desligar.

Entretanto, queremos que o LED acenda somente ao pressionar o botão na protoboard. Logo, é necessário fazer algumas alterações no código. Por exemplo, acrescentar a variável int pinoPush = 4 e declarar que é um pino de saída.

Além disso, para fazer a leitura do sinal digital e acionar o LED virtual no Blynk, utilizamos a sintaxe digitalRead.

Por fim, carregue o código para a placa e veja o circuito funcionar:

Dessa maneira, é possível controlar, além do LED, até mesmo as luzes de sua casa. Isso pode ser feito de qualquer lugar que você esteja.

Lembrando, ainda, que para projetos definitivos, a placa ESP32 não é recomendada. Ela é útil para testes e protótipos. Em um projeto maior, é necessário a fabricação de um PCI (Placa de Circuito Impresso) própria para a função.

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Agora que chegou até aqui, não esqueça de conferir o Kit com ESP32! Continue nos acompanhando nas redes sociais.

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