Saber instalar a IDE do Arduino e configurá-la, é o primeiro passo importante para conseguir programar a placa Arduino e montar projetos fantásticos.
Nesse artigo, você aprenderá a instalar e executar a IDE do Arduino em seu computador para rodar o seu primeiro programa.
Além disso, se você quiser se aprofundar na plataforma Arduino, conheça meu treinamento completo de Arduino através desse link
O que é uma IDE?
Um Ambiente de Desenvolvimento Integrado do inglês Integrated Development Environment (IDE) é um programa que reúne várias ferramentas para o desenvolvimento de Software.
Dentro de uma IDE, você pode encontrar ferramentas como editores, compiladores, depuradores e muito mais.
Baixando a IDE Arduino
Para baixar a IDE Arduino, em primeiro lugar, precisamos entrar no site oficial da Arduino. Clique no link para acessá-lo. https://www.arduino.cc/
A seguir temos a página inicial do site, nele está contido todas as informações sobre placas, software, fórum para consulta e toda documentação.

Passe o cursor do mouse sobre a aba software e clique em downloads.

Em primeiro lugar, escolha o arquivo de download de acordo com o seu sistema operacional. Os dois primeiros links para Windows, assim como nos sistemas operacionais Linux e MAC OS, geram o download de um arquivo executável. Já o terceiro link que é exclusivo para Windows 8.1 e 10 Este irá abrir a loja da Microsoft em seu computador. Neste caso, apenas clique em “Obter”, logo após em “Instalar” e pronto.

Após selecionar seu sistema operacional, você será redirecionado para uma aba de contribuição à comunidade Arduino. Essa contribuição não é obrigatória, pois a plataforma Arduino é “open source”, ou seja, é de código aberto e gratuita. Caso não deseje contribuir, clique em “just download” ou em “basta baixar” para iniciar o download.

Preparando a IDE
Neste passo vamos extrair e iniciar o aplicativo. Assim que o download for concluído, clique em “…” no canto superior do arquivo, após isso, clique em “mostrar na pasta” para abrir o local do arquivo Zip.

Selecione o arquivo e clique com o botão direito para abrir as opções. Clique em “Extrair para Arduino…” para descompactar o arquivo em uma pasta de mesmo nome.

Aguarde enquanto o arquivo é descompactado.

Assim que finalizar a extração dos arquivos, sugiro que mova a pasta descompactada para outro local, como por exemplo, na pasta “Documentos”.
Abra a pasta e subpasta até chegar nos arquivos executáveis.

Selecione o aplicativo Arduino e clique com botão direito do mouse para abrir as opções.

Na caixa de opções clique em “Criar atalho”, selecione o atalho e mova para sua área de trabalho para facilitar o acesso a IDE.

Sua IDE já pode ser usada, mas ainda faltam alguns ajuste e drivers para funcionar corretamente. Sendo assim, vamos instalar os drivers da placa e testar nosso primeiro código.
Baixando o driver CH340g
Caso utilize alguma placa Arduino compatível, a IDE Arduino pode não reconhecer sua placa, no entanto, é bastante comum e simples de resolver. Para isso, é necessário instalar um driver específico para o chip conversor USB-Serial, este driver leva o mesmo nome do chip, CH340g.
Clique aqui para baixar o driver.
Em primeiro lugar, conecte sua placa Arduino no computador através da porta USB.
No canto superior, clique no ícone de download para baixar o arquivo zip.

Instalando o driver CH340g
Depois de baixar, extraia o arquivo da pasta compactada, do mesmo modo que fizemos com o arquivo da IDE.
Em seguida, abra a pasta “CH341SER”.

Após abrir a pasta, dê duplo clique no ícone “SETUP”.

Dê permissão ao programa e clique em “Instalar”. A instalação pode demorar alguns minutos, portanto, tenha paciência.

Se a instalação ocorreu bem, seu ambiente de programação está pronto para uso. Contudo, vamos aos testes.
Testes
Abra a IDE Arduino através do atalho criado na área de trabalho.
Com a placa Arduino conectada no computador, clique no menu “Arquivo” > “Exemplos” > “Basics” > “Blink”.

Após abrir o exemplo, vá no menu “Ferramentas”, e então selecione sua placa e a porta COM a qual ela está conectada.

Clique na seta para carregar o código na placa Arduino.

Por último, após alguns segundos, na parte inferior da IDE, deverá aparecer uma mensagem “Carregado”. Você verá um dos leds de sua placa piscar a cada um segundo, como apresentado no código de exemplo.

Sendo assim, sua IDE já está configurada, drivers instalados e placas prontas para serem usadas.
Conclusão
Enfim chegamos ao término do primeiro passo para iniciar no mundo da robótica, eletrônica e programação. Agora é só colocar a mão na massa, o cérebro pra funcionar e começar a desenvolver seus projetos.
Se gostou deste post, não esqueça de deixar sua avaliação e nos marcar nas redes sociais a cada novo projeto.
Para te ajudar com ideias e conhecer mais sobre o Arduino clique aqui.
Estamos ansiosos pela sua evolução!!!