Em primeiro lugar, antes de definir o que é Automação Residencial, imagine uma casa com vida própria. Assim que o despertador toca, você levanta da cama, vai em direção ao banheiro, a porta se abre e as luzes ligam de forma automática.
Na sala de estar, as cortinas se abrem sozinhas ao amanhecer e a cafeteira na cozinha começa a preparar o café por conta própria. Você senta na mesa para tomar o café da manhã, e com um simples comando de voz, a TV liga direto no canal de sua escolha.
Parece cena de filme, não? Felizmente, já estamos vivendo isso. Cada vez mais as casas estão se tornam inteligentes. Dessa forma, tarefas antes feitas manualmente por nós, hoje, podem ser feitas com um simples comando. Tudo isso, podemos chamar de Automação Residencial.
Como funciona a Automação Residencial?
A Automação Residencial engloba todas as tecnologias que facilitam as tarefas dentro de casa. Sendo assim, os aparelhos e eletrônicos se conectam por meio de um controle principal. Você pode acessar esse controle através de seu smartphone, notebook ou tablet.
Portanto, para realizar os comandos, hoje já existem várias ferramentas IoT (Internet das Coisas). Dentre elas, sistemas como Alexa e Google Home vem ganhando cada vez mais espaço.
Assistentes pessoais como a Alexa da Amazon, assimilam comandos de voz e vão se adequando às preferências do usuário. Além dela, outras opções como a Siri da Apple, podem deixar tornar sua casa mais inteligente.
Ademais, você mesmo pode criar suas Automações Residenciais através dos embarcados. Placas como a ESP32 e o Arduino são ótimas ferramentas para desenvolver sua própria automação.
Em seguida, veremos os principais motivos para ter uma casa automatizada. Nesse sentido, a automação pode ser útil tanto para o conforto, como para segurança e economia de energia.
Segurança
Mas como a automação se relaciona com segurança? Ela permite saber o que acontece mesmo estando longe de casa. Assim, você pode ver a imagem de câmeras, por exemplo, através de seu celular.
Da mesma forma, é possível que sensores avisem quando uma porta que deve estar fechada e foi aberta, se algum gás ou água está vazando, mudanças de temperatura. Portanto, monitorar o que acontece em sua casa se torna muito mais fácil.

Economia
Além disso, as automações visam, ainda, evitar o gasto excessivo de energia, tudo isso através do conjunto de sensores, atuadores e o programa principal de comando. Dessa forma, eles conseguem verificar quando alguém esqueceu o ar condicionado ligado, se há lâmpadas acessas do durante o dia, aparelhos em stand-by e assim por diante.
Conforto
Por fim, um dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem a entender o que é Automação Residencial, é a questão do conforto. Ligar o ar condicionado, a lareira, abrir as cortinas , apenas com um toque no smartphone ou tablet. Não é preciso nem sair do lugar em que você está.
A construção de cenários, alterando as luzes e o som também é um recurso possível através da automação. Pode-se controlar o brilho assim como as cores da luz. Escolher o som ambiente e colocá-lo pela casa toda.

Outro ponto é que a Automação pode ser muito útil para cuidado com idosos, ou seja, facilitar ainda mais o dia a dia de um idoso. Por exemplo, pode-se ter um sistema que avise o horário de medicamentos, para evitar que a pessoa esqueça a hora de tomar o remédio.
Ainda existe o botão do pânico, que é instalado em certos pontos da casa caso ocorra de o idoso sofrer uma queda. Dessa forma, ele pode apertar o botão e o sistema irá avisar a família ou o cuidador.
O Mercado da Automação Residencial
O crescimento do mundo IoT trouxe sistemas de Automação que se tornam cada vez mais comuns em nossas rotinas. Portanto, a tendência é uma maior integração, conectando notebooks pessoais e eletrodomésticos que vão observar os padrões e obedecer aos comandos das tarefas.
Dessa maneira, o mercado vem crescendo muito nesta área, já que a tecnologia avança de forma rápida. A cada instante surgem novos sistemas mais compactos e práticos, sempre visando facilitar as tarefas de nossa rotina.
Em conclusão, as possibilidades são inúmeras. A automação não somente garante segurança, economia e conforto, mas pode ser útil, também, para cuidados especiais com idosos e deficientes.
Veja mais nas redes sociais:
Instagram: @lobodarobotica
Facebook: /lobodarobotica
YouTube: /lobodarobotica