Skip to content

TINKERCAD: Aprenda a simular Arduino online!

Antes de mais nada, vale dizer que o Tinkercad é uma ótima ferramenta para que você aprenda a simular o Arduino online. Sendo assim, é possível montar os circuitos eletrônicos de uma maneira muito intuitiva como veremos a seguir.

O Arduino é uma plataforma de prototipagem aberta, ou seja, pode-se compartilhar todos os códigos com outros usuários, assim, criou-se uma comunidade que cresce cada dia mais. Portanto, com o Tinkercad não seria diferente.

Ele permite desenvolver projetos embarcados mesmo que você ainda não tenha todos os componentes em mãos para testar o circuito físico. Atualmente, a empresa AUTODESK ®  é a responsável por manter o Tinkercad.

Dessa forma, a plataforma online trabalha também com modelagem 3D. A própria sigla “CAD” designa “Desenho Assistido por Computador”. Nesse sentido, o Tinkercad possui um método simples para a criação de modelos e não é preciso ter grande experiência com design 3D para saber utilizá-lo. Ainda assim, mesmo não sendo um software profissional ele é eficaz para quem está começando ou quer algo rápido e prático.

Antes de continuar, confira o método Arduhack: pare de copiar códigos e aprenda a programar!

Conhecendo a Plataforma

Entre no site oficial através deste link: https://www.tinkercad.com/.

Em seguida, você verá no canto superior direito da página inicial, as opções para criar uma conta. Caso ainda não tenho criado sua conta, clique no local indicado.

Aprenda a simular Arduino online!

Após isso, perceba que temos as opções para educadores, alunos ou conta pessoal. Em outras palavras, o Tinkercad permite seu uso tanto para fins educativos em escolas como para uso pessoal de seus próprios projetos.

Nesse exemplo, vamos nos cadastrar com uma conta pessoal, fazendo login com o Google.

Aprenda a simular Arduino online!

Posteriormente, você terá acesso à criação de circuitos e projetos. Na parte lateral esquerda, tem as opções para Projetos 3D, Blocos de Código e Lições. Você pode pesquisar por projetos prontos ou criar algum do zero.

Nessa parte, temos, ainda a opção “Participar da Aula”, caso você tenha criado uma conta como aluno, basta colocar o código compartilhado por seu professor. Além disso, é possível dividir seus projetos em pastas, alterando o nome e a descrição de cada um deles.

Aprenda a simular Arduino online!

Criando o Projeto- Aprenda a simular Arduino online!

Agora, veremos todas as ferramentas que temos disponíveis tanto para desenvolver o Hardware (montagem do circuito) quando para o Software (criação do progama). Clique em Circuits e Criar novo Circuito. O primeiro passo é a escolha dos componentes, eles se dividem em categorias para melhor encontrar aqueles que você precisa. Em outras palavras, a divisão é feita por:

  • Componentes Básicos: Resistores, LEDs, botões de acionamento, capacitor, interruptor, bateria, protoboard, motores, servos, transistores, diodos, multímetro e sensores em geral.
  • Circuitos Disparadores: Vários circuitos simples com ou sem Arduino, alguns exemplos prontos que temos nessa categoria são o sensor ultrassônico, controle de luminosidade de led, sinal sonoro com buzzer.

Para adicionar um componente, basta clicar e arrastar ele para a área de montagem.

Componentes básicos:

Aprenda a simular Arduino online!

Arduino e Protoboard:

Aprenda a simular Arduino online!

Como exemplo, vamos montar um circuito para medir a distância. Faremos o passo a passo, adicionando cada componente. Portanto, será preciso o Sensor Ultrassônico, ele consegue emitir ondas mecânicas, quando essas ondas encontram um objeto, elas retornam ao sensor. Através disso, conseguimos medir a distância deste objeto em relação ao sensor.  

Não deixe de conferir o melhor Kit de Arduino!

Dessa forma, procure na barra de pesquisa cada um desses componentes e vá adicionando à tela:

  • Arduino Uno
  • Sensor de Distância Ultrassônico: Existem dois modelos deste sensor no Tinkercad, escolha o HC-SR04, o que possui 4 pinos de ligação.

Em seguida, para fazer as ligações basta clicar no pino e arrastar a linha para conectar Arduino. Você pode também, alterar a cor dos fios.

Ligue o GND no GND, o VCC dos 5V e os pinos Trigger e Echo do Sensor Ultrassônico, conecte nos pinos 2 e 3 do Arduino respectivamente.

Criando o Código – Aprenda a simular Arduino online!

Em seguida, vamos criar o código para controlar o Sensor Ultrassônico. Algo que se deve lembrar, é que o Tinkercad não permite a inclusão de bibliotecas. O sensor de distância pode ser programado com ou sem a inclusão de bibliotecas, então, nesse caso, não vamos incluir.

Clique em código e escolha a opção Texto. Outras opções são a de programar em blocos ou blocos+texto. A programação em blocos, nada mais é do que um meio de substituir as linhas de código por blocos com cores específicas para cada função.

Entretanto, vamos usar somente a opção somente Texto por ser a mais comum. Clique em continuar e veja que, agora temos a interface de programação do Tinkercad, apague o código que veio como exemplo e coloque a programação do Sensor Ultrassônico.

#define PinoTrigger 2   //O Trigger emite o pulso
#define PinoEcho 3      //O Echo recebe o pulso

int duracao = 0;
int distancia = 0;

void setup ()
{
pinMode(PinoTrigger,OUTPUT);
pinMode(PinoEcho,INPUT);
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
digitalWrite(PinoTrigger, HIGH);
delayMicroseconds(10);
digitalWrite(PinoTrigger,LOW);
  
duracao = pulseIn(PinoEcho, HIGH); //Armazena o valor lido
distancia = duracao*0.017175;
Serial.print(distancia);
Serial.println("cm");  
delay(100);
}

Simulação

Por fim, clique em Iniciar Simulação, logo acima do código. Perceba que conforme movimentamos o ponto, a distância se altera. A distância calculada pelo código está aparecendo no Monitor Serial. Mas como foi calculada essa distância?

Anteriormente, falamos que o sensor emite pulsos de ondas. Esses pulsos são enviados pelo pino Trigger a cada 10us (microssegundos) e retornam para o Echo. A onda ultrassônica percorre o ar em uma velocidade de 343,5 m/s. Portanto, o cálculo feito para encontrar a distância medida é:

  • (343,5 m/s * 100 cm)/(1.000.000) = 0,3435
  • 0,3435/2 = 0,017175

Multiplicamos a velocidade por 100 para a leitura ser feita em centímetros e após isso dividimos por 1 milhão (equivalente aos 10us). Esse valor é o resultado da distância de ida mais a da volta da onda, por isso, ainda é preciso dividí-lo por 2. Assim, encontramos a variável distância, que é igual a duração do pulso vezes o valor 0,017175.

Ao final de tudo isso, clique em “Compart” no canto superior direito para fazer o download do circuito ou compartilhar o link de seu projeto.

Agora que você já sabe como usar o Tinkercad, veja mais nas redes sociais:

Não deixe de conhecer nosso treinamento completo de Arduino através desse link

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino