COMO criar bibliotecas para ARDUINO e ESP32.
COMO criar bibliotecas para ARDUINO e ESP32.

Nesse post vou te ensinar COMO criar bibliotecas para ARDUINO e ESP32.

Você pode aproveitar essa aula também, para criar bibliotecas para outros microcontroladores como esp8266, stm32 e assim por diante. O procedimento é o mesmo

Mas afinal, você sabe o que são bibliotecas?

Primeiramente, bibliotecas são coleções de códigos que facilitam o desenvolvimento. Em outras palavras, são muito conhecidas por tornar simples a integração de sensores, Displays, módulos e outros periféricos. Por exemplo: a biblioteca LiquidCrystal auxilia na integração dos Displays LCDs no Arduino.

Existem uma centena de bibliotecas disponíveis na internet para downloads, mas eventualmente você pode precisar criar a sua própria, e é aqui que eu entro.

Portanto, nessa aula você vai entender o passo-a-passo para transformar o seus códigos em bibliotecas, e facilitar muito o desenvolvimento dos seus projetos.

Então chega de enrolação, e vamos pra aula:

COMO criar bibliotecas para ARDUINO e ESP32 Aula#1:

Se você seguiu todos os passos que te ensinei, a estrutura final do arquivo PiscaLed.h, deve ficar da seguinte maneira:

#ifndef _PISCALED_H
#define _PISCALED_H

#include <Arduino.h>

class PiscaLed {

    private:

    public:
        PiscaLed(int pino, long time);
        void acende_led();
        void fade();
};
#endif

Lembre-se que depois do ifndef o nome da biblioteca deve estar em letra maiuscula.

Por fim, seu arquivo PiscaLed.cpp, deve ficar igual o exemplo abaixo, lembre-se de incluir as funções que você quer transformar em bliblioteca, sempre colocando a atribuição da classe antes, por exemplo:

void PiscaLed:: nome_da_funcao()

#include <PiscaLed.h>

//globais 
int _pino;
long _time;

PiscaLed::PiscaLed(int pino, long time){
    //pino e time só podem ser acessados de dentro dessa função
    pinMode(pino, OUTPUT);
    _pino = pino;
    _time = time;
}
void PiscaLed::acende_led(){
  digitalWrite(_pino, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  delay(_time);                       // wait for a second
  digitalWrite(_pino, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  delay(_time);                       // wait for a second
}

Você também precisa criar o arquivo properties com suas informações, use esse template como exemplo:

name=PiscaLed
version=1.0.0
author=Mateus Dias
maintainer=Mateus Dias
sentence=Pisca o Led no formato Blink
paragraph= a
category=Signal
url=
architectures=avr

Além disso, você pode encontrar mais informações sobre as propriedades de bibliotecas através desses links:

https://arduino.github.io/arduino-cli/library-specification/

https://www.arduinolibraries.info/architecture-variants.html

Antes que você pense que acabou, na Aula#2 vamos aprender incluir os exemplos e também as keywords, para dar uma aparência para nossa biblioteca.

Enquanto isso veja mais alguns artigos sobre Arduino aqui:

Crie um detector de fumaça usando o Arduino

Automatize o Dino do Chrome com o Arduino

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Um grande abraço, e até a próxima!

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