Skip to content

A ÚNICA Coisa Que Você Precisa Saber Para Programar

Antes de mais nada, vale dizer que programar não é somente copiar linhas de códigos, acompanhe e descubra qual a única coisa que você precisa saber para programar. Para realmente entender o que está sendo feito, existem dois principais fatores que precisamos evitar. Vamos entender melhor sobre eles em seguida.

Sendo assim, quando queremos fazer um novo projeto embarcado, temos duas opções. Encontrar um tutorial pronto e apenas copiá-lo, ou, buscar entender o tutorial e aprender a lógica por trás dele. Isso não se aplica somente na parte de Software (programação), mas para todas as outras partes que envolvem o projeto: robótica, eletrônica, automação.

Entretanto, a grande maioria das pessoas nesta área, sejam elas makers iniciantes ou profissionais, em algum momento, acabam tendo um certo “bloqueio”. É muito comum a procura por um projeto pronto, em que você reproduz o passo a passo. Porém, basta deixar o passo a passo de lado, e já não sabemos mais como prosseguir. Para que isso não aconteça, é preciso estar atento em dois erros.  

Confira o método ARDUHACK para aprender de vez a programar Arduino!

A ÚNICA Coisa Que Você Precisa Saber Para  Programar

1º Não entender o que você está fazendo – A única Coisa Que Você Precisa Saber Para Programar

Dessa forma, o primeiro erro é não entender o que está fazendo. Em outras palavras, basta usar as teclas “CTRL C” e “CTRL V”, que temos tudo de maneira fácil e rápida.  Perceba que não há nenhum problema em copiar códigos. Plataformas open source como o Arduino, permitem que todos compartilhem códigos e bibliotecas, ou seja, é possível reutilizar códigos de outros projetos e adaptá-los para o seu.

Nesse sentido, é necessário prestar atenção para não acabar apenas copiando. É importante que se entenda para que serve cada função, estrutura, as variáveis utilizadas. Cada parte do código está ali por uma razão. Quando entendemos o que elas fazem, o processo de aprender fica muito melhor.

A Lógica de Programação

Portanto, para evoluir de vez na programação, a principal dica é colocar em prática. O programa nada mais é do que uma lista de instruções. Por exemplo, imagine que você quer acionar um cooler quando temperatura passar de 30ºC. Sendo assim, a ideia básica é que você precisa de um sensor de temperatura e de um cooler.

Mas qual a lógica por trás do acionamento? Essa é a pergunta que se deve fazer tanto se você estiver copiando o código como criando ele do zero. Assim, podemos desenvolver a lógica de programação através de pequenas instruções:

  • Ler o sensor de temperatura
  • Se a temperatura for maior que 30ºC, ligar o cooler
  • Caso a temperatura diminua e permaneça menor ou igual a 30ºC, o cooler desliga

A partir disso basta colocar essas instruções no código. Independente da linguagem ser em C, C++, Java ou Phyton, a sintaxe muda de uma para a outra, mas a lógica será a mesma. Temos uma condição de que o cooler só liga após o sensor verificar a temperatura definida. Após isso, basta encontrar qual a estrutura de programação que vai verificar essa condição, nesse exemplo, a estrutura que geralmente se usa é o if/else:

if temperatura>30
{ ligar cooler }
else
{ desligar cooler}

2º Decorar o código

Além disso, outro fator que pode atrapalhar é quando se tenta decorar os códigos. Vamos pensar a seguinte situação, você está estudando para uma prova de matemática e decorou uma questão inteira. Essa questão é justamente a que seu professor resolveu colocar na prova.

Entretanto, existe uma pequena mudança nela, um mínimo detalhe que faz com que o resultado seja diferente. Aqueles que decoraram, vão resolver a questão da mesma maneira feita antes, sem nem perceber que havia uma informação alterada. Por outro lado, aqueles que não decoraram mas entenderam a lógica da questão, conseguiram acertar o resultado.

Assim também funciona na programação. Fica muito mais fácil dar sequencia nas linhas de código quando se entende o que está fazendo, e muito mais difícil quando tudo é decorado. Pode até parecer mais simples no começo, mas a longo prazo, somente decorar tudo irá atrasar ainda mais o processo.

Ademais, tudo o que precisamos já se encontra em blogs, sites e fóruns. Temos como exemplo o Stackoverflow, um fórum que abriga a resposta para praticamente todas as dúvidas e erros que já surgiram na área da programação. Porém, de nada adianta entrar no fórum, encontrar a solução do erro, copiar e colar essa solução sem ao menos entendê-la.

Não é preciso lembrar de todas as funções e todas as sintaxes existentes na linguagem de programação, mas é importante lembrar o que está por trás delas e quando usá-las. É como uma fórmula de matemática, não é preciso decorar ela, mas sim, saber usá-la quando necessário.   

A Importância da Lógica – A única Coisa Que Você Precisa Saber Para Programar

Por fim, já falamos da lógica de programação antes, mas é importante lembrar mais uma vez. Seja qual for o projeto, todos eles seguem uma linha de raciocínio. Existe o primeiro passo, depois o segundo, o terceiro e assim por diante.

Não se pode decorar todos os passos e fazê-los sem entender nada. Cada um deles deve ser estudado para que o projeto faça sentido no final.   

Venha conhecer o Treinamento ARDUHACK para aprender tudo sobre Arduino!

Veja mais nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino