Skip to content

Internet das Coisas na educação?

Você sabe como a Internet das Coisas (IoT) está influenciando na educação? Essa tecnologia está crescendo muito, e com toda certeza o setor de educação será um grande aliado dessa tecnologia.

A internet cresce a cada dia para grande parte de nossos serviços, e com toda certeza a educação está incluída junto com os avanços da Internet.

Hoje, já é possível encontrar salas de aula virtuais, na maioria das universidades do país, ou seja, não é mais preciso os alunos viajarem longas distâncias, apenas para estarem dentro de uma sala de aula.

Os alunos estão a um clique de distância.

Outro assunto muito importante é o da educação básica, acredito que dentre todas as áreas da educação, essa é a que mais devemos nos importar. Pois é na educação básica, que formamos os profissionais do futuro.

Pensando nisso vemos ainda mais a necessidade de inovação. O sistema de ensino atual está se tornando obsoleto e ineficiente.

É muito mais prático material online para os alunos, pois assim, eles conseguem acessar de qualquer lugar, a qualquer hora.

A IoT, é um conceito muito recente. E ela é capaz de fazer com que qualquer dispositivo sejam conectados a internet para que este trabalhe sem que haja um humano presente.

Eu escrevi um artigo exclusivo falando sobre esse assunto, como ele surgiu, e como você pode aprender Nesse post.

O que é a Internet das Coisas, e como ela pode ter influência na educação?

Em resumo, IoT são dispositivos enviando e recebendo dados pela internet. Ou seja, os aparelhos se comunicam com a internet sem o auxílio dos seres humanos.

Um dispositivo pode enviar ou receber dados para outro quando for necessário, sem ninguém precisar informar a ele, a necessidade dessa ação.

Um grande exemplo disso temos os smartphones. Eles estão a todo momento enviando e recebendo dados da internet.

Outro ponto importante é seu avanço no mercado. Hoje já existem cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados a internet no mundo.

Isso é quase 4 vezes a população do planeta. Todos eles, a cada segundo, recebendo e enviando informação uns com os outros através da internet.

Internet das Coisas e suas aplicações na educação

IoT e na educação, pode facilitar muitos processos, e um deles é o aprendizado. A IoT mostra tecnologias que faz com que a compreensão dos alunos cresça muito, se comparada com locais aonde não são utilizadas.

Aprendizagem interativa

Quando falamos de aprendizagem interativa, o professor deixa de ser o centro das atenções e e passa a se tornar um guia para a educação dos alunos.

Nesse sentido, ele auxilia no aprendizado, deixando o resto para aplicativos e plataformas de ensino online (EAD).

Assim, o papel do aluno em sua própria aprendizagem se torna fundamental. Não existe alguém empurrando informações para ele.

Praticidade e acessibilidade

Desde a criação da internet, ela só cresce a cada dia. Empresas estão migrando para plataformas virtuais, escolas e faculdade idem. Assim, é possível levar informação para os 4 cantos do mundo, precisando apenas de uma conexão com a internet.

Ou seja, o aluno poderá se dedicar aos estudos mesmo que não possa comparecer fisicamente na aula.

Você pode estudar Chinês com um professor na China, sem precisar estar presente.

Você pode aprender literatura Inglesa, sem precisar ir a Inglaterra.

E também você pode aprender e ensinar robótica, sem precisar sair de casa.

Além disso, a IoT ajuda na inclusão de alunos com deficiência. Pois com a ajuda de inteligência Artificial, é possível encontrar a melhor maneira de ensinar determinado assunto para quem possui uma deficiência.

Um ótimo exemplo disto, é o Google, que está utilizando de suas Inteligências Artificiais, para fazer reconhecimento de fala, de pessoas que possuem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

União de tecnologias?

Com o uso da IoT, é possível unir diversas tecnologias. Dessa forma, todo o material necessário para a boa compreensão da matéria ficará disponível para o aluno na internet.

Hoje isso já acontece, mas é necessário garimpar informações. Assim, é necessário muito tempo para selecionar o que serve e o que não serve para o bom aprendizado.

Imagine a facilidade que seria receber indicações de quais livros estudar diretamente pelo aplicativo da escola. Isso poderá ser feito por meio de inteligência artificial, no futuro.

A máquina será capaz de identificar seus pontos fracos e localizar livros que trabalhem eles. Ou seja, esta tecnologia economiza muito tempo de procura por informações específicas.

A verdade é que, mesmo que você não seja um profissional da educação, você também vai acabar se beneficiando dessa tecnologia. Pois é será muito mais simples você aprender o que deseja, quando se pode estudar a qualquer hora, em qualquer lugar. E é claro! Com um preço muito mais acessível.

Como dar seus primeiros passos com essa tecnologia?

arduino-projeto-alt
Projeto usando o Arduino

Se você já quiser dar seu primeiro passo nessa direção, você pode conhecer o meu treinamento completo sobre Arduino.

Quando se trata de aprendizado de eletrônica, robótica e Internet das Coisas, o Arduino é referência, principalmente, por que ele foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais simples e divertido.

O que é possível fazer com o Arduino?

Robótica educacional para crianças:

seguidor-de-linha-arduino-alt
Fonte: Arduino

Você pode utilizar o Arduino tanto para aprender, quanto para para ensinar, pois apesar de ser uma plataforma muito simples, ele utiliza tecnologias reais para funcionar, como micro controladores, e circuitos eletrônicos.

Além disso, você pode conhecer mais sobre O que é Arduino, no artigo que eu escrevi, tenho certeza que você vai se impressionar com o que é possível fazer com essa plaquinha.

Agora vai uma super dica para você que gostou desse artigo, eu todos os dias, posto conteúdos sobre robótica, automação e IoT nas minhas redes, você pode me acompanhar no Instagram, no Facebook, ou conhecer meu canal no YouTube.

Eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto, você acredita que essas tecnologias podem ter grande impacto na sua vida? Ou quem sabe na sua profissão?

Deixe aqui nos comentários a sua opinião, e como você acredita que sua vida vai mudar quando tudo isso se tornar parte do seu dia a dia.

Ah, outra coisa, se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais, ou com seus amigos.

Se você quiser se aprofundar nessa área, conheça nosso curso completo de programação Arduino

Vejo você em breve, até logo!

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino