Skip to content

O que significa Internet das Coisas?

O que significa Internet das Coisas? Conhecida como IoT, é um termo cada vez mais popular entre as pessoas.

O termo ganhou forma no início do século XXI, e refere-se a inter-conectividade de aparelhos. Nesse sentido, não há necessidade de intervenção humana nas operações. Ou seja, tudo se dá entre dispositivos por meio da internet.

A IoT está modificando o mercado atual de forma drástica. Seu principal ponto forte é a união de tecnologias. Ou seja, mesmo que determinados dispositivos não tenham nada em comum, eles podem funcionam em harmonia para um determinado propósito.

O conceito de IoT está embasado no poder de processamento dos computadores. De fato, se os computadores tivessem uma forma de adquirir dados sozinhos, a intervenção humana não existiria.

Foi isso o que Kevin Ashton pensou quando elaborou a IoT.

O que significa Internet das Coisas para nossa sociedade?

Hoje em dia, a informação passou a valer muito para as empresas, o que significa que, com a tecnologia que a internet das coisas pode produzir é possível adquirir terabytes de dados, em um tempo muito curto.

O que levaria décadas para fazer na mão é feito em horas pelo computador. Dessa forma, o ganho de velocidade é um fator importante desse tipo de tecnologia.

Outro ponto importante é o uso dessa tecnologia para o bem estar. Dessa forma, é possível integrar diversos dispositivos ao mesmo tempo visando nossa saúde, dieta, exercícios, e assim por diante.

Existem projetos de cidades inteligentes, como sendo uma expansão do conceito de casas inteligentes.

A IoT é feita quase exclusivamente por wireless. Ou seja, não existe necessidade de muitos cabos para suportar essa tecnologia.

Embora existam outras tecnologias como LoRa e ZigBee, que também são muito utilizadas. Desse modo, ela possui um grande alcance de operação. Sobretudo com o desenvolvimento da internet por satélite, praticamente pode-se usar essa tecnologia em qualquer ponto do mundo.

Exemplos de aplicações da IoT

A princípio, aplicações da IoT são diversas, e iremos apresentar somente as que estão em operação nos dias de hoje. Lembre-se de que esta lista se trata de uma pequena parcela das aplicações da IoT, sendo seu potencial de uso praticamente infinito.

Smartwatches

Os Smartwatches são ótimos exemplos de IoT. É possível, em um único aparelho, conciliar seus horários de tarefas, ler mensagens, ouvir música e até ter auxílio na hora de se exercitar.

Além disso, alguns deles contam com medidor de pressão para assegurar sua saúde. Assim, em caso de qualquer problema aparente, o Smartwatches pode chamar atendimento médico automaticamente.

Smart Home

Assim como os Smartwatches, as casas inteligentes, em tradução livre, é uma revolução em nosso estilos de habitação. Com o auxílio de um Smartphone é possível comandar toda a casa.

Assim, é possível fazer compras automaticamente, gerenciar a iluminação da casa e até mesmo alterar o funcionamento da geladeira.

Esse tipo de casa é bastante popular nos EUA e na Europa. Existe a opção de executar comando com sua própria voz, bastando dizer os comando certos.

Carro inteligente

Os carros inteligentes contam com diversas tecnologias integradas por IoT. Assim, eles são capazes de traçar a melhor trajetória possível até o destino, dar assistência de direção e até mesmo evitar acidentes de trânsito.

Os modelos mais atuais já vem com vários sistemas para facilitar a vida do condutor. Eles são capazes até mesmo de cuidar do uso do farol alto.

IoT na indústria

A IoT é largamente utilizada na indústria. Assim, as máquinas conseguem dar conta de problemas simples. Com o uso de sensores integrados, é possível coletar informações do ambiente em tempo real.

Da mesma forma, é possível alterar as atividades quando for conveniente. Ou seja, os processos são otimizados pelas próprias máquinas da fábrica, sem a necessidade da ajuda humana para isso.

Além disso, o sistema IoT pode ajudar na administração da indústria, auxiliando em diversos problemas burocráticos. Você pode encontrar aqui no blog, outros posts falando de alguns dos dispositivos mais usados para desenvolvimento IoT, um deles é o Arduino.

Como eu começo na Internet das Coisas?

Bom, se você chegou até aqui, significa que você é apaixonado por Internet das Coisas, então deixe-me te contar uma coisa…

Não é difícil você começar, e eu diria até que é mais fácil do que você imagina. Eu já escrevi aqui no blog diversos artigos ensinando o passo a passo para você construir suas primeiras aplicações IoT.

Um exemplo que eu gosto bastante é essa aula, aonde eu ensino como você pode ler temperatura e umidade através do seu celular.

Além disso, se você não tem conhecimento algum e quer começar de vez nesse mundo, eu recomendo fortemente que você conheça nosso curso completo de Arduino, nele você vai aprender do básico ao avançado, de como você pode usar o Arduino para colocar suas ideias em prática.

Além disso, você pode usar esse conhecimento para construir projetos de Automação, Robótica e também, Internet das Coisas.

Não deixe de me seguir nas redes sociais, onde eu atualizo diariamente os conteúdos relacionados a esse tipo de tecnologia.

Faça Parte do Curso Arduhack

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino