Skip to content

Como Ler Temperatura e Umidade Com Seu Celular!

Primeiramente: o que te levou a conhecer o mundo da Internet das Coisas? Nesse artigo você vai aprender sobre o mundo IoT na prática. Para isso, veremos como ler temperatura e umidade com seu celular!

Podemos aplicar os dispositivos IoT em todos os lugares: na nossa casa, em indústrias, em empresas. Dessa forma, eles facilitam muitos processos.

Além disso, também permitem analisar os dados de maneira gráfica, é o que veremos a seguir.

Se você quer se aprofundar mais na programação Arduino e Internet das coisas, conheça meu treinamento completo de arduino através desse link

1 Internet das Coisas na Prática

Vamos pensar em fábricas que trabalham com produtos químicos. Algo comum de acontecer nesses locais é o risco de explosão.

Para evitar que isso ocorra, é necessário realizar a dosagem correta dos componentes químicos. Em certos procedimentos também ocorre a liberação de calor, isso significa que é um processo exotérmico. 

Como exemplo, temos a industria colchoeira, ou seja, aquela que fabrica espuma para colchões e sofás. Ela deve saber os exatos produtos químicos para serem usados na produção da espuma.

Caso esses produtos sejam dosados de forma errada ou a temperatura do processo não seja ideal, eles podem entrar em combustão.

Surgiu até mesmo um ditado entre os que atuam nessa área: “existem as fábricas de espuma que já pegaram fogo, e as que irão pegar”. Já imaginou você possuir uma fábrica que está sempre correndo este risco?

Entramos, então, na solução desse problema através dos recursos IoT. Para resolver isso, em uma indústria colchoeira, desenvolveram um termômetro “gigante”.

Sendo assim, esse dispositivo faz uma analise da temperatura interna da espuma em tempo real. Se a temperatura passar de um certo limite, uma busca será feita para descobrir como isso ocorreu. Então, um alarme é disparado como forma de aviso para evitar o surgimento de fogo.

Tudo isso envolveu muita programação e muita Internet das Coisas, para, então, chegar em um Termômetro Inteligente. Além disso, este projeto foi patenteado e apresentado a mais de quatro países. 

Para te ajudar com seus futuros projetos, temos um Kit Completo IoT.

Nesse sentido, veremos agora uma maneira rápida e prática para utilizar o sensor de temperatura e umidade DHT11. Fazendo, dessa forma, a leitura dos dados através do celular.

2 Projeto no Blynk: Como ler temperatura e umidade com seu celular

Anteriormente, já vimos como instalar e como usar o aplicativo Blynk nos projetos. Se você ainda não sabe como fazer isso, assista as aulas:

Sendo assim, vamos criar um novo projeto que registre a mudança de temperatura e umidade. Escolha as opções ESP32 Dev Board e conexão por WiFi.

Dessa maneira, o novo projeto criará uma chave de acesso. Você irá receber a Token em seu e-mail.

2.1 Super Chart: Como ler temperatura e umidade com seu celular

Em seguida, iremos no Widget Box para adicionar o Super Chart. Isso significa que você irá inserir um gráfico. O gráfico vai mostrar em tempo real as informações do sensor. Os dados também ficam armazenados.

2.2 Configurando o Super Chart

Após isso, configure o gráfico com dois DataStream, ou seja, os dados que serão lidos: temperatura e umidade. Portanto, clique em “+ Add DataStream” para adicionar.

2.3 Temperatura

Para configurar os dados de temperatura, escolha o pino virtual V6. Os valores de máximo e mínimo serão de 0ºC a 50ºC. Coloque a unidade “C” para o grau Celsius. Vale lembrar, ainda, que é preciso ativar a opção Y Axis Value, para que os valores apareçam no eixo Y do gráfico.

2.4 Umidade

Logo depois, faça o mesmo para os dados de umidade. Defina o pino virtual V5. A umidade irá variar de 0 a 100%.

Como resultado, o gráfico ficará com as duas barras, uma para temperatura e outra para umidade.

3 O Código

Antes de começar o programa em si, é preciso baixar as bibliotecas. Será feito da mesma forma que as bibliotecas do Blynk vistas nas aulas anteriores.

Dessa vez, serão usadas as bibliotecas Adafruit e DHT11. Ambas completam uma a outra.

3.1 Exemplo do Blynk

Posteriormente, pegue o código que vamos usar clicando AQUI. De acordo com o projeto, as opções foram preenchidas com ESP32, conexão WiFi e exemplo DHT11.

Lembre-se de preencher a Auth Token e os dados de sua rede WiFi. Deste modo, copie o código para a IDE do Arduino e confira se as portas estão corretas.

como ler temperatura e umidade com seu celular

4 Hardware

Em seguida, a montagem é muito simples. Conecte o pino de sinal do Módulo DHT11 no pino físico 2 da ESP32, e os pinos de alimentação e terra respectivamente.

como ler temperatura e umidade com seu celular

Como Ler Temperatura e Umidade com Seu Celular

Sendo assim, temos tudo pronto! Basta carregar o código para a placa. Irá aparecer uma mensagem de conexão no serial print:

como ler temperatura e umidade com seu celular

Por fim, é possível ver os dados de temperatura e umidade em tempo real! Aperte PLAY.

como ler temperatura e umidade com seu celular

Além disso, para melhor visualizar, você também pode adicionar dois Displays. Configure os pinos V5 e V6 para umidade e temperatura, respectivamente.

como ler temperatura e umidade com seu celular

O projeto com sensor DHT11 também pode ser feito com o Arduino. Confira, ainda, o Kit de Arduino Completo.

Agora que você já sabe como ler a temperatura e umidade com seu celular, continue nos acompanhando nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino