Skip to content

Os 4 Pilares da NOVA ERA da Tecnologia

Antes de tudo: você sabe o quanto a tecnologia tem uma real influênica na sua vida? Veja esse artigo e descubra quais são os 4 pilares da nova era da tecnologia.

A Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0, trouxe grandes mudanças. Até mesmo quem não trabalha diretamente com a área, acaba tendo sua vida impactada.

Além disso, vale lembrar que tanto a Robótica quanto Automação, não fazem parte dessa nova era. Como assim?

Essas duas áreas já marcaram sua presença na Terceira Revolução Industrial, junto com a entrada da Tecnologia da Informação, Telecomunicações e da própria eletrônica em si.

A partir disso, os sistemas inteligentes crescem cada vez mais. Não deixe de conferir o Kit Internet das Coisas, para criar seus projetos nessa nova era!

1 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Com certeza, a Inteligência Artificial chegou para ficar. Os primeiros relatos datam estudos de 1956, ou seja, mais de 60 anos. Apesar disso, este novo pilar somente passou a ser popular devido aos jogos eletrônicos.

A IA se trata de um ramo de pesquisa cujo intuito é criar mecanismos e ferramentas. Elas devem simular a habilidade que o ser humano tem de pensar e resolver problemas, a habilidade de ser inteligente.

Afinal, o que os games tem a ver com isso? A ideia é que, para que possamos usar a Inteligência artificial, é preciso um certo poder de processamento.

Sendo assim, temos que a IA surgiu no passado. Porém, não tinha a quantia certa de processamento para continuar o segmento.

Surgiu, com o passar do tempo, uma busca por tornar cada vez melhor a parte gráfica dos games. Dessa forma, as GPU’s (Unidade de Processamento Gráfico) deram um salto em seu desenvolvimento.

quatro pilares da tecnologia
Fonte: Flickr – Ethan Hein

Além disso, a GPU também processa cálculos matemáticos que são usados na IA. Tanto é, que, marcas como a Nvidia produzem placas para jogos e também para carros autônomos.

2 MACHINE LEARNING

Junto com o primeiro pilar que falamos, está o Machine Learning. O aumento do poder de processamento fez com que as máquinas aprendam muitas coisas do dia-a-dia.

Por exemplo: grande parte das pessoas consomem mais conteúdo na internet do que produzem. Se todos os dias entramos no Youtube sempre na mesma hora, a plataforma consegue entender isso e gravar esse dado.

Logo, no dia em que você não acessar o Youtube, ele vai enviar e-mails e muitos avisos para que você volte a acessá-lo. Assim, a máquina se torna inteligente e consegue melhorar seus processos.

3 INTERNET DAS COISAS – IoT

Entramos, agora, em um assunto que facilita qualquer coisa que você possa imaginar. O IoT pode ser dito como o controle de dispositivos via Internet. Esse controle pode ser até mesmo o de uma cafeteira. Mas qual o sentido de conectar coisas à Internet?

Já existem cidades inteligentes, em que as sinaleiras se conectam e trabalham em conjunto através de uma rede. Assim, o tráfego de veículos se otimiza e os bloqueios de trânsito diminuem.

A lista de sistemas que envolvem Internet das Coisas é enorme. Podemos citar como outros exemplos, também, casas com cobrança e medição de água e luz automática.

Além disso, na produção de aves e suínos é possível envolver diversos sensores. Esses sensores irão controlar a pressão, umidade ou temperatura do ambiente.

Sendo assim, áreas agropecuárias também podem usar o mundo IoT a seu favor e aumentar a produção.

Temos um Kit Completo IoT que com certeza irá te ensinar sobre esse pilar!

4 Big Data

Por fim, chegamos ao 4º pilar: o Big Data. Ele está ligado à Internet das Coisas, porém, também depende do Machine learning e da IA. Logo, ele não existe sem os outros três pilares.

Pense da seguinte forma: cidades, casas, áreas agrícolas e robôs conectados a internet. Após tudo isso, o que fazer com todos esses dados?

Dessa maneira, surge o Big Data, cuja função é trabalhar com os dados. Ele faz uma peneira e descobre fatores relevantes, que sozinho você não descobriria.

Por exemplo, existem plataformas de gerenciamento de redes sociais. Assim, elas centralizam todas as interações, curtidas e comentários que você recebe em seu Facebook, Youtube e Instagram.

Através disso é possível encontrar linhas de tendência, que indicam quais assuntos que os usuários mais gostam e consomem online.

Esse processo facilita muito as análises, ainda mais para quem cria conteúdo online. Serve como base para saber os meios que mais engajam o público.

Dessa maneira, agora que você descobriu quais são os 4 pilares da nova era da tecnologia, comente aqui o que você pensa sobre esses todos esses avanços. Será que as máquinas, algum dia, vão dominar o mundo? Ou está longe disso ocorrer?

quatro pilares da nova era
Fonte: Pixabay – Joreto Vankoff

Você pode se aprofundar nesse assunto fazendo parte do meu treinamento completo de Arduino através desse link

Veja mais em nossas nas rede sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino