Skip to content

O que é ESP32? Pra que serve? Quando usar?

O que é ESP32, pra que serve e quando usar? Venha saber mais sobre essa placa que vem chamando a atenção no mundo da tecnologia!

A ESP32, assim como o Arduino, é uma placa de desenvolvimento. Isso significa que ela possui todos os recursos que você precisa para criar seus projetos. A fim de entendermos melhor essa placa, você irá conhecer quem a fabrica e quais são as suas principais funções.

File:ESP32 Espressif ESP-WROOM-32 Dev Board.jpg - Wikimedia Commons
ESP32

Como ficou conhecida?

Primeiramente, a placa ESP32 é fabricada pela empresa Espressif, e se tornou popularmente conhecida com o Modelo ESP01.

ESP8266 ou ESP-01

Posteriormente, a ESP8266 ganhou espaço na cultura maker no ano de 2014, a partir disso, ela tornou-se um grande sucesso pela sua capacidade de fazer conexões WiFi.

Sendo assim, esse chip também possui um poder de processamento muito superior ao popularmente conhecido Arduino UNO.

Além disso, na data de lançamento seu preço já era abaixo de 10 dólares. Dessa maneira, por contar com todos esses recursos, se tornou famoso no mundo dos desenvolvedores.

Nesse sentido, vamos ver a seguir algumas versões mais avançadas que surgiram no decorrer do desenvolvimento da linha ESP.

ESP12 e NODE MCU

Em seguida, a fabricante acertou novamente em disponibilizar, o chip chamado de NODE MCU, ou seja, uma evolução do ESP8266. Tal versão, agora acompanhava também, uma conexão USB e um layout que facilita muito a utilização da placa com a protoboard.

ESP32 e o Advento da Internet Das Coisas

Essencialmente, já se sabe que, em time que está ganhando, não se mexe.

E foi exatamente isso que a Espressif pensou, ao lançar o modelo ESP32.

Acompanhando o modelo StandAlone e também o modelo de desenvolvimento, a linha ESP dessa vez chegou com um super processador dual core, com até 240MHZ de velocidade, contando ainda com conexão WiFi e Bluetooth BLE.

Isso quer dizer que, além do chip possuir conexão com a internet sem fio, agora possuía também conexão bluetooth e processador com dois núcleos.

Vale lembrar que, em todos os casos, o firmware dessa placa é baseado no RTOS, que permite fazer o gerenciamento de multi tarefas e também o gerenciamentos dos núcleos da placa.

Como resultado, não demorou muito para essa placa se tornar a queridinha dos makers.

Definitivamente, hoje, a placa começa a se tornar uma referência em Internet das Coisas.

Afinal, o que a LUA tem a ver com tudo isso?

Você já deve ter ouvido falar na missão Apollo 11, aquela que levou o homem a pisar na lua. Acontece que o computador de bordo AGC, responsável pela orientação e navegação do foguete que chegaria em solo lunar, possuía cerca de 2MHZ de processamento. Isso mesmo! 2MHZ!

Ficheiro:Apollo 11 Saturn V lifting off on July 16, 1969.jpg ...
Apollo 11

Lembrando, como falamos anteriormente, a ESP32 possui uma velocidade de processamento de 240MHZ, ou seja, mais de cem vezes a velocidade do AGC!

Por fim, esse placa pode te levar ao infinito e além nos seus projetos!

Aqui no blog Lobo da Robótica você aprende como usar a ESP32 da melhor maneira, veja Como criar bibliotecas para ESP32 e Arduino.

Seja Meu Aluno e faça parte do treinamento completo de Arduino através desse link

Acompanhe nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino