Skip to content

Você já conhece o Proteus?

Antes de mais nada, você já conhece o Proteus? Certamente, esse Software veio para facilitar o mundo da eletrônica. Imagine criar um novo projeto de robótica ou automação, mas somente saber se ele funciona no momento em que ligar. Caso algo dê errado, é preciso analisar o circuito fisicamente para descobrir em que ponto você terá de alterá-lo. Em seguida, você deve fazer as devidas mudanças, e testá-lo mais uma vez.

Entretanto, para circuitos pequenos isso pode funcionar. Por outro lado, para projetos maiores, se torna complicado a criação de um circuito sem antes passar por simulações. Dessa forma, uma das ferramentas que se pode usar é o Proteus. Esse Software surgiu em 1988, desenvolvido pela empresa Labcenter Eletronics, você pode adquirir a versão paga dele clicando AQUI. Porém, antes vamos ver as várias funções e tudo o que se pode fazer com o Proteus.

Sendo assim, esse software permite criar sistemas eletrônicos/elétricos, simular, e ainda, fazer os layouts do circuito impresso. Ou seja, pode-se montar um projeto do zero, desde os testes iniciais até o desenvolvimento final da PCB para uso. Portanto, podemos dizer que o Proteus é um laboratório virtual. É grande a lista de componentes que você acrescentar com um simples clique: resistores, capacitores, CI’s, cargas como lâmpadas e motores. Além disso, podemos também incluir o Arduino já programado com algum código.

Em seguida, vamos analisar melhor cada função dessa incrível ferramenta.

Conheça o Proteus

Primeiramente, vamos abrir o Proteus. Na página inicial, temos a guia com as principais opções: criar um novo projeto, abrir projeto, salvar, Isis e Ares. Para que você possa começar a montar seu circuito, vamos clicar em ISIS.

Você já conhece o Proteus?

Nessa ferramenta, temos, literalmente, um laboratório completo. Sendo assim, podemos dividir em três partes para melhor entender:

Parte 1: Menu com as opções de abrir e salvar um novo projeto, como visto antes. Além disso, há também a ferramenta de zoom, retroceder uma etapa e alterar a folha de trabalho (fundo cinza, pontilhado ou quadriculado).

Parte 2: Folha de trabalho, onde vamos colocar os componentes e fazer as ligações.

Parte 3: Nela estão todos os aparatos, ferramenta de seleção, ferramenta de componentes, terminais de conexão, gráficos de simulação, gerador de sinais, ponta de prova de tensão e de corrente, instrumentos virtuais (multímetros, osciloscópio).

Você já conhece o Proteus?

O Circuito – Você já conhece o Proteus?

Dessa maneira, vamos colocar um circuito em prática! Faremos um esquema simples para acender um LED. O primeiro passo é clicar na ferramenta de componentes após isso, na letra “P”, ou seja, “pick devices” (pegar componentes).

Em seguida, digite “resistor” no espaço da busca e dê dois cliques sobre ele. Veja que o resistor foi adicionado na lista lateral. Repita o mesmo passo para adicionar um LED, desça a barra de rolagem, vamos escolher um LED verde (LED-GREEN). Depois de selecionar na lista todos os componentes, clique em Ok para fechar a janela de seleção.

Você já conhece o Proteus?

Dessa forma, basta clicar no componente da barra lateral e leva-lo para a folha de trabalho. Para fazer as conexões, clique no terminal de um componente e arraste até ele se conectar com o outro. Veja que a ligação é feita de uma forma muito simples e intuitiva. Além disso é necessário também adicionar o sinal DC de alimentação (corrente contínua) e finalizar o circuito conectando o cátodo do LED no terra (ground). Portanto, como se trata de um LED, alimentaremos com 5V.

Lembre-se de alterar os valores conforme necessário. Clique no valor abaixo do resistor e altere ele para “300” (300 Ohms). O sinal DC também deve ser alterado, clique nele e complete com “5” no espaço onde está escrito “Voltage”.

Simulação – Você já conhece o Proteus?

Por fim, podemos simular! Clique em “Play”, no canto inferior esquerdo. Além disso ainda é possível usar medidores como de tensão e corrente. Você pode acrescentar um voltímetro e observar a tensão resultante sobre o LED, por exemplo. Para isso, na barra lateral busque e clique em “Instruments”, escolha o DC Voltmeter e conecte em paralelo com o LED.

Você já conhece o Proteus?

Para concluir, você ainda pode desenvolver a placa de circuito impresso através da ferramenta Ares, nesse artigo, focaremos somente no Isis.

O Proteus conta com inúmeras ferramentas, que permitem testar os mais diversos circuitos, desde os simples aos mais complexos. É essencial para quem desenvolve projetos aprender como funcionam os softwares que facilitam, e muito, a vida de um maker!

Veja mais nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino