Skip to content

Raspberry Pi Pico: conheça a nova placa!

Raspberry Pi Pico: conheça a nova placa membro da família Raspberry!  Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco sobre o que já foi criado antes criado antes da chegada da placa Pico.  A Fundação Raspberry Pi surgiu em 2006 no Reino Unido, com o objetivo de tornar o ensino voltado a Ciência da Computação mais acessível. Dessa forma, nasceu a série de computadores de baixo custo, que conhecemos hoje como Raspberry.

Sendo assim, essa série de computadores de tamanho reduzido, se conectam a um monitor, teclado e mouse, muito útil para quem quer algo caseiro. É possível realizar automações de tarefas rotineiras, controlar robôs. Além disso, outro uso muito comum é a criação de vídeo games retrô. Pode-se usar esse pequeno computador para instalar emuladores de videogames antigos.  

Hoje em dia, as placas Raspberry Pi rodam sistemas definidos para a função a qual foi especificada, normalmente esses sistemas são baseados no Linux. Enfim, vamos ver agora sobre a placa mais recente!

Raspberry Pi Pico: conheça a nova placa!

A mais nova Raspberry Pi Pico, trouxe também um novo microcontrolador. Isso significa que a empresa agora criou o seu próprio microcontrolador: RP2040, ou seja, ele não estará somente na placa Pico. Além disso, outras empresas também podem criar produtos e placas compatíveis com o RP2040.

Diferente das placas anteriores, ela não é um computador, mas uma placa microcontrolada de apenas US$ 4,00. Seria ela uma nova concorrente das já conhecidas Arduino e ESP? Segundo o site oficial, a Rasbperry Pico é útil tanto para iniciantes como para especialistas.

Sendo assim, você pode programá-la em C e em MicroPython. O RP2040 possui dois núcleos processadores ARM Cortex M0+ que trabalham em uma velocidade de clock de 133MHz. Temos um espaço de 256KB de memória RAM e até 16MB de memória flash para armazenamento.

Na placa, há ainda um sensor de temperatura e um Relógio de Tempo Real (RTC). A entrada para alimentação e programação é feita através da micro USB (1,8 – 5,5V). Em seguida, temos a imagem da placa. Assim como um Arduino Nano, seu tamanho é muito pequeno, cerca de  21mm x 53mm.

Raspberry Pi Pico: conheça a nova placa
Fonte: Datasheet

Para as conexões gerais de entrada e saída, temos 30 pinos GPIOs que podem ser usados. Dentre eles, 4 funcionam como saídas analógicas. Quanto aos protocolos de comunicação, a placa possui 2 UARTs (Receptor/Transmissor Universal Assíncrono), 2 pinos SPI (Interface Periférica Serial) e 2 I2Cs (Circuito Inter-Integrado). São 16 canais PWM, ou seja, aqueles que normalmente usamos para controlar a velocidade de motores ou a intensidade de LEDs.

Em seguida, confira o PINOUT completo da Raspberry Pi Pico.

Raspberry Pi Pico: conheça a nova placa
Fonte: Datasheet

Como usar a Raspberry Pi Pico

Portanto, se você não quer ficar de fora e começar logo a aprender, acompanhe os links a seguir. A fundação Raspberry já preparou os guias que podem te ajudar em seus projetos:

Além disso, outras plataformas como Arduino, Adafruit e Sparkfun também anunciaram o uso do microcontrolador RP2040 para novos produtos. Por fim, podemos dizer que essa é uma inovação da fundação Raspberry, que até então desenvolvia apenas computador de baixo custo. Agora, temos uma placa microcontrolada, ainda mais acessível e que podemos usar para projetos de robótica, automação e IoT.

Veja mais nas redes sociais:

Instagram: @lobodarobotica

Facebook: /lobodarobotica

YouTube: /lobodarobotica

plugins premium WordPress

Semana da Automação Com Arduino

Se Cadastre e Receba Acesso a 3 aulas gratuitas na Semana da Automação com Arduino